segunda-feira, 24 de novembro de 2014

Variedades de girassol resistentes ao clima quente são plantadas no PI e MA


Novidade é uma excelente oportunidade de lucro para os agricultores.
Óleo de girassol é recomendado para as pessoas quem têm colesterol alto.

Do G1 PI



Quatro novas variedades de girassol resistentes ao clima quente estão sendo plantadas nos serrados piauiense e maranhense. A novidade desenvolvida pelo agrônomo José Lopes, da Embrapa emTeresina, é uma excelente oportunidade de lucro para os agricultores.

O especialista começou a estudar a planta que tanto chama a atenção pela cor há 26 anos. Todas as variedades da espécie desenvolvida por ele são precoces. Elas começaram a florecer entre os 40 e 50 dias após o plantio, o que permite uma grande possibilidade de trabalho no campo e além disso utiliza pouca água.

Assim como toda flor, o girassol tem um nécta que atrai a abelha. Por causa disso, a apicultura também pode ser desenvolvida na mesma área plantada durante a floração, o que torna mais uma fonte de renda para os agrilcutores. A planta começou a cultivada no país no final do século 19 e segundo as crenças a flor é o símbolo da sorte, sucesso e da felicidade.

Da semente do girassol pode ser extraído o óleo, usado na produção de alimentos, serve também como fonte alimentar dos pássaros criados em cativeiro. "O girassol é uma cultura que pode ser cultivada nos serrados. O óleo da planta é muito recomendado para as pessoas quem têm problemas de colesterol elevado e outros de saúde", contou o agrônomo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário