Evento trouxe espetáculos de 11 companhias de vários países.
Bonecos gigantes e marionetas fizeram a diversão do público.
Patrícia AndradeDo G1 PI
Centenas de teresinenses lotaram na tarde deste domingo (23) a Praça Pedro II, no Centro de Teresina, para conferir a 11ª edição do Sesi Bonecos do Mundo que trouxe para a capital piauiense espetáculos de 11 companhias de países como Peru, Espanha, Holanda, Rússia, República Tcheca, Itália e Hungria, além do Brasil. A performance de abertura foi feita pelos mineiros do Grupo Giramundo e Marionetas Gigantes desfilando entre o público e atraindo olhares curiosos.
(Foto: Patrícia Andrade/G1)
“Muito legal, muito legal. Teresina estava precisando receber um evento assim em espaço aberto e acessível a todos. Estamos adorando”, disse Mariana Oliveira, artesã que estava acompanhada dos dois filhos.
O passeio feito pelo Grupo Giramundo contou com colossos de madeira e metal que foram acompanhados por vários bonecos e por MCs que cantaram ao vivo hinos em homenagem a figuras mitológicas como o Minotauro, o Cavalo Alado, o Peixe Abissal, o Castelo do Dragão e o Totem Cosmológico.
“Não imaginei que fosse tão legal. Muito bom acompanhar eles aqui no chão e ainda tirar fotos”, disse o pequeno Cauã Lima, 9 anos.
Nos tablados montados em alguns espaços da praça, mestres mamulengueiros manipulavam fantoches e faziam a diversão da garotada.
A programação deste domingo contou também com o grupo holandês Eletric Circus, que também se apresentou entre o público; o espetáculo Mão Viva com os italianos Girovago y Rondella; o russo Viktos Antonov e o Pia Fraus e Caixa de Imagens, ambos de São Paulo.
O projeto Sesi Bonecos do Mundo é patrocinado pelo Serviço Social da Indústria (Sesi) e as apresentações foram distribuídas em três palcos que contaram com audiodescrição e tradução simultânea em libras.
Idealizado pela diretora de criação Lina Rosa Vieira, que também é curadora do festival, o Sesi Bonecos teve início em 2004 e, ao longo de sua trajetória, já percorreu os 26 estados brasileiros e o Distrito Federal, totalizando um público de mais de 2 milhões de espectadores. Esta será a terceira vez que o projeto vem a Teresina, que já recebeu o projeto em 2004 e em 2010.
Nenhum comentário:
Postar um comentário