segunda-feira, 24 de novembro de 2014

Projeto de convivência com a estiagem anima criadores no Piauí


Técnica elaborada por agrônomo garante pasto úmido o ano inteiro.
Alternativa consiste na produção de pequenas barragens para conter água.

Do G1 PI



Na cidade de São Francisco de Assis do Piauí, Sul do estado, um projeto de convivência com a estiagem vem animando os trabalhadores rurais. Em meio a vegetação seca típica da região, a área se destaca pelo verde em exuberância e pastagem úmida o ano inteiro.

A técnica elaborada pelo agrônomo Adalberto Osório consiste na construção de pequenas barragens que contêm a água. As barreiras formadas por sacos de lona cheios de areia, rendem a água e ela acaba infiltrando no subsolo.

Segundo o autor do projeto, a técnica tenta aproveitar o máximo o que se tem para garantir o desenvolvimento dentro do pasto. Além disso, a alternativa de convivência com a seca é de baixo custo, em torno de R$ 300, dependendo do tamanho da propriedade.

"Dá para alimentar até 40 animais durante uma safra e neste caso chegamos a produzir até três safras desta pastagem por ano. Temos um pasto de baixo custo e de alto rendimento de proteína. Alimentamos tanto animais bovinos, caprinos e ovinos", destacou o agrônomo.

O criador Antônio José Borges adotou a técnica e garante que a vegetação fica úmida o ano inteiro, sem sistema de irrigação. Antes disso, o ambiente era tão ruim, que ele pensou em desistir. "Pensei em largar tudo, porque não tinha como alimentar os animais. Então nós criamos estas barragens que tornou a terra mais fértil e mudou o cenário da minha propriedade", contou.

O bom resultado alcançado despertou o interesse de outros agricultores da região, que pretendem adotar a prática. "Isto aqui é uma alternativa que nós devemos abraçar. É um incentivo para qualquer criador", destacou Raimundo Nonato Praça, presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário