Só Piauí, já foram detectadas 118 mil pessoas adultas com diabetes
O número de pessoas diagnosticadas como portadora do diabetes é crescente no país. Só no Piauí, já foram detectadas 118 mil pessoas adultas com diabetes. Deste número, 18 mil diabéticos são de Teresina.
É o que aponta os dados de 2015 da Fundação Municipal de Saúde, por meio do cadastro do Programa Saúde da Família. No entanto, o número pode ser bem maior do que o registrado, já que nem todos sabem do real diagnóstico. Diante desses altos índices, a campanha Novembro Azul faz um alerta para a prevenção e controle da taxa glicêmica, isto é, da quantidade de glicose (açúcar) no sangue, e reitera a necessidade de manter hábitos saudáveis, como a prática de atividades físicas.
O Dia D da iniciativa acontece neste sábado, (14), mas, ao longo deste mês, profissionais da saúde, estaduais e municipais, estarão em plena atividade com o objetivo de conscientizar a população.
Segundo Gisela Brito, coordenadora do Hiperdia da Sesapi e consultora da Associação do Diabetes do Piauí, as complicações do diabetes vêm por falta do diagnóstico precoce e de informações sobre a doença. “Uma das maiores dificuldades é quanto ao controle do diabetes. Porque muitas pessoas nem sabem que são portadoras da doença e não tomam os devidos cuidados. Só descobrem quando começam a aparecer sinais mais graves”, explica.
Gisela Brito garante que as complicações do diabetes, podem gerar outros problemas de saúde, como a cegueira, insuficiência renal e até amputação de membros. “Só para se ter ideia, no Hospital de Urgência de Teresina (HUT) chegam a ter membros amputados, principalmente os inferiores, cerca de três ou quatro pessoas por dia. Isso é chocante”, destaca.
Neste sábado, 14, a mobilização acontecerá no Shopping da Cidade, região central da capital, onde serão distribuídos panfletos e folders informativos, além de teste rápidos e orientações à população.
Nenhum comentário:
Postar um comentário