sexta-feira, 14 de julho de 2017

Piauí tem queda de 2,6% em maio no setor de serviços, segundo IBGE


Retração nos últimos 12 meses é de 1,9%, de acordo com instituto. Economista aponta incertezas da economia, como motivo para queda.





Setor de Serviços passou por queda no Piauí no mês de maio (Foto: gnews reprodução)


       O setor de serviços teve uma queda de 2,6% no mês de maio em relação a abril No Piauí. O dado é do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgado nesta quinta-feira (13) como resultado de uma retração no mês anterior de 6,4%, na comparação com março deste ano. No Brasil o IBGE apontou que o setor teve uma alta de 0,1% em maio. O resultado aponta para a estabilidade na comparação com Abril.



   De acordo com o levantamento divulgado pelo IBGE considerando a série histórica, sem influências sazonais, nos primeiros cinco meses deste ano a variação do volume de serviços ficou com um resultado negativo em 0,3% e nos últimos 12 meses a queda é de 1,9%. O ajuste sazonal considera feriados e outros aspectos do calendário para o cálculo do índice.


      Para o economista Francisco de Sousa, o resultado representa o cenário econômico do país nos últimos tempos. “Os resultados são um resultado do cenário em que falta uma retomada para a economia. Ainda não houve um processo de aquecimento e por isso alguns índices dão sinal que podem reagir, enquanto outros ainda não, como é o caso do setor de serviços”, analisa.


    Considerando a variação de volume de serviços com o ajuste sazonal o mês de maio registrou também uma queda de 0,5%, mantendo uma tendência de queda dos meses anteriores que ainda registraram saldo positivo de 0,5% em março e 0,1% em abril. A variação da receita nominal de serviços. Teve uma elevação de 6,9% em maio, enquanto no ano acumula resultado positivo em 8,1% nos cinco primeiros meses de 2017. Nos últimos 12 meses a elevação da receita foi de 2,6%.



Por Carlos Rocha, G1 PI

Nenhum comentário:

Postar um comentário