quinta-feira, 20 de julho de 2017

Pesquisa mostra que Piauí possui terceiro menor número de leitos de hotel do Brasil


Levantamento do IBGE mostrou que Teresina teve crescimento do número de leitos entre 2011 e 2016.

Por Carlos Rocha, G1 PI





IBGE divulgou pesquisa nacional a respeito do número de vagas em hoteis (Foto: Ronaldo Gomes/EPTV)

O Instituto Nacional de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou nesta quarta-feira (19) a Pesquisa de Serviços de Hospedagem (PSH) 2016. Os dados mostram que o Piauí tem o terceiro menor número de leitos do Brasil, com uma média que só supera os estados do Amapá e o Maranhão. O levantamento mostra ainda que Teresina apresentou crescimento no número de estabelecimentos de hospedagem.


De acordo com o IBGE com relação à média de leitos disponíveis para cada 100.000 habitantes, o Piauí tem uma média de 648 leitos. É a terceira pior média, atrás do Amapá, com média de 582 leitos, e do Maranhão, com 522 leitos de média. “A pesquisa passou a considerar os estados apenas no levantamento de 2016, já que em 2011 era restrita a capitais e regiões metropolitanas. Considerando apenas Teresina a média e positiva, até superior a média do Nordeste”, disse o Supervisor de Documentação e Disseminação de Informações do IBGE, Eyder Silva.


Considerando apenas a capital a média de 957 leitos para cada 100.000 habitantes, enquanto na região a média é de 947 leitos. No país, o estado que tem a maior média é Santa Catarina, com 2.125 leitos, duas vezes mais que a média do Brasil. “Houve um crescimento da quantidade de leitos e quartos a partir do crescimento da economia. De 2014 para cá que houve um processo de crise que afetou mais o setor”, relatou o supervisor.


A pesquisa mostra que o Piauí tem 376 estabelecimentos de hospedagem no estado. O total está dividido entre 152 hotéis, 113 pousadas, 79 motéis e 25 pensões de hospedagem. Considerando todo o Brasil, o Piauí apresenta 1,2% dos estabelecimentos hoteleiros do país e 0,9% dos leitos disponíveis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário