quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

Menos de 50% concluem o ensino médio até os 19 anos no Piauí


Número deixa o estado abaixo da média nacional, que é de 54%.
Especialista diz que ensino médio é o gargalo do ensino básico.



Do G1 PI


Dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad Contínua) divulgados nesta terça-feira (9) revelam que menos de 50% dos estudantes do Piauí concluem o ensino médio até os 19 anos. Apesar do estado ter registrado leve melhora nos índices, a situação ainda o deixa abaixo da média nacional, que é de 54%. Em relação a outros estados da região Nordeste a realidade piauiense não é das piores, mesmo assim a situação é considerada preocupante.

Para o especialista em educação Antônio Ferreira, o ensino médio ainda continua sendo o gargalo da educação básica no Brasil, pois apresenta problemas antigos e não consegue responder as suas questões fundamentais. Segundo ele, o ensino médio não tem conseguido preparar adequadamente os estudantes nem para o ingresso na universidade e nem para o mercado de trabalho.

“O que os dados dessa pesquisa têm revelado é um problema grave que já acontece há séculos, que é o problema da reprovação, que se dá no ensino fundamental e vai se repetindo”, disse o especialista. De acordo com ele, essa reprovação também ocorre no ensino médio e o aluno vai ficando defasado em relação a série. Ferreira menciona que o estado é um dos responsáveis pelos dados, pois o ensino médio é atribuição dele.

Outro problema apontado para a saída dos jovens da escola é o ingresso cada vez mais cedo no mercado de trabalho. “O jovem, dos 15 anos em diante, faz a opção de ir trabalhar e ele quando trabalha tem dificuldade de frequentar a escola”, afirmou. Segundo ele, a partir do momento que o jovem passa a trabalhar mais cedo ele tende a enfrentar problemas e geralmente opta pelo período noturno. Ele diz que a situação faz aumentar as reprovações e o abandono

Nenhum comentário:

Postar um comentário